O tempo seco fez produtores de soja reduzirem a intensidade da implantação da cultura no Estado. Em algumas regiões, foi necessária inclusive a paralisação do plantio que já atinge 5% da área total estimada.
Conforme os dados divulgados pela Emater, Com vários dias sem precipitações, a umidade do solo está muito abaixo da ideal para a semeadura e germinação das sementes. Assim, os produtores não realizam semeadura para evitar perda de sementes. Nas áreas com irrigação, os cultivos estão com bom desenvolvimento inicial. Nas de sequeiro, a emergência é desuniforme e já ocorre morte de plântulas.
A sequência de dias com tempo seco reduziu a umidade do solo e, em algumas regiões do Estado, já há lavouras de milho com sintomas de estresse hídrico. O plantio da cultura já chega a 70% a área total estimada. O predomínio de tempo bom, com temperaturas médias entre 13 e 25°C, permitiu a execução das atividades de semeadura do arroz, principalmente em áreas de maior dificuldade de drenagem, que agora se encontram com umidade ideal. O plantio da cultura já atinge 50% da área total estimada.
Fonte: https://www.agrolink.com.br/noticias/tempo-seco-reduz-intensidade-de-plantio-da-soja-no-rs_441395.html